Baseada em A Fúria dos Reis, o segundo livro da obra de George R.R. Martin Crônicas de Gelo e Fogo, a segunda temporada de GAME OF THRONES mantém praticamente o mesmo nível da que a precedeu. Só não é o mesmo porque sentimos a falta de um personagem dominante como Ned Stark (Sean Bean), responsável por um dos momentos mais impactantes da televisão mundial. A temporada coloca o jovem e sádico soberano de Porto Real, Joffrey (Jack Gleeson) frente àqueles que disputam o Trono de Ferro, antes dele ocupado pelo falecido Rei Robert Baratheon (Mark Addy). O Trono é disputado pelos irmãos de Robert, Stannis (Stephen Dillane) e Renly (Gethin Anthony).

Mas Joffrey também tem de lidar com outras situações preocupantes: o filho de Ned Stark, Robb (Richard Madden), proclamou-se o Rei no Norte e está em guerra aberta contra os Lannisters, e a imposição de Tyrion Lannister (Peter Dinklage) como a Mão do Rei cria uma disputa familiar de poder nos bastidores da corte de Porto Real, que envolve seus irmãos Cersei (Lena Headey) e Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), que tem um caso incestuoso (eles são os verdadeiros pais de Joffrey). Já do outro lado do Mar Estreito, em Essos, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) inicia seu plano de conquista, com a ajuda de seus três pequenos dragões e do fiel Sor Jorah Mormont (Iain Glen).
Esses conflitos principais são complementados por tramas secundárias, que incluem a conturbada trajetória de Theon Greyjoy (Alfie Allen) e a aparição da sacerdotisa Melisandre (Carice van Houten), que usa magia e sexo para eliminar os obstáculos à campanha de conquista de Stannis, que culminará no ataque a Porto Real que ficará conhecido como A Batalha da Baía Blackwater – o ponto alto da temporada. Temos também as jornadas de Jon Snow (Kit Harington) além da Muralha, da menina Aria Stark (Maisie Williams) em busca de vingança pela morte do pai, e a de Jaime e sua captora / protetora Lady Brienne (Gwendoline Christie).

O programa consegue pegar essas e outras tramas, com sua miríade de personagens, e as torna compreensíveis (talvez nem tanto para quem não leu os livros) e fascinantes. Os diálogos são excelentes, e o elenco afiado entrega grandes interpretações – destaque absoluto para Dinklage, que apesar de sua pequena estatura continua se destacando em todas as cenas em que Tyrion, o grande personagem da temporada, aparece. Como sempre, a série reserva para o final do último episódio uma cena arrepiante – e aqui, você pensará que trocou de canal e está assistindo THE WALKING DEAD!
GAME OF THRONES, que no momento se aproxima do final de sua terceira temporada, é uma série primorosamente executada, interpretada, dirigida e escrita (o próprio autor George R.R. Martin está entre a equipe de produtores e roteiristas), que com sua mistura de drama épico, fantasia e sexo (ainda que por vezes gratuito) pode ser considerada com justiça a melhor série da HBO em muitos anos.
SOBRE O BDA segunda temporada de GAME OF THRONES em Blu-ray segue o mesmo padrão da primeira: foi lançada mundialmente em um box com cinco discos (seis, no caso de edições exclusivas de algumas lojas), similar em embalagem e idêntico em conteúdo e especificações técnicas. Os BDs de 50Gb estão acondicionados em uma embalagem digipack (no caso do disco bônus, em um envelope plástico separado) ilustrada com fotos dos personagens, envolta por uma luva de cartolina com arte em relevo. Em comparação com o nosso box, que usa embalagem digipack maior, padrão DVD, o inglês, no qual se baseou esta resenha, além da luva externa de cartolina, inclui uma luva adicional em material mais grosso na qual o digipack é inserido, dando mais solidez ao conjunto. Os episódios estão distribuídos conforme abaixo:

Disco 1
O Norte Se Lembra (The North Remembers)
As Terras da Noite (The Night Lands)
O Norte Se Lembra (The North Remembers)
As Terras da Noite (The Night Lands)
Disco 2
O Que Está Morto Não Poderá Morrer (What Is Dead May Never Die)
Jardim de Ossos (Garden Of Bones)
O Que Está Morto Não Poderá Morrer (What Is Dead May Never Die)
Jardim de Ossos (Garden Of Bones)
Disco 3
O Fantasma de Harrenhal (The Ghost Of Harrenhal)
Os Velhos e Os Novos Deuses (The Old Gods And The New)
O Fantasma de Harrenhal (The Ghost Of Harrenhal)
Os Velhos e Os Novos Deuses (The Old Gods And The New)
Disco 4
Um Homem Desonrado (A Man Without Honor)
O Príncipe de Winterfell (The Prince Of Winterfell)
Um Homem Desonrado (A Man Without Honor)
O Príncipe de Winterfell (The Prince Of Winterfell)
Disco 5
Blackwater (Blackwater)
Valar Morghulis (Valar Morghulis)
Blackwater (Blackwater)
Valar Morghulis (Valar Morghulis)
Os menus principais de cada disco, animados (apenas em inglês, francês e espanhol), seguem o mesmo padrão da temporada anterior: são muito bonitos, com os comandos de configuração e navegação em sua parte superior. Os episódios receberam transferências 1080p/AVC MPEG-4 que mantém a proporção original 1.78:1, e que nos mostram porque GAME OF THRONES é, atualmente, a série com a melhor imagem da TV. Exceto por pouquíssimas e desprezíveis aparições de banding, a transfer digital é imaculada, livre de artefatos. As cores e detalhes de figurinos, cenários e paisagens são reproduzidos de forma cristalina, extremamente nítida e detalhada. Grandes ambientes externos (e cada paisagem tem características e cores bem distintas) ganham um acentuado senso de dimensão. O contraste é bem equilibrado, e apesar dos pretos por vezes não serem compactos, sempre são estáveis e proporcionam um delineado de sombras muito bom. Enfim, em termos de qualidade visual televisiva, GAME OF THRONES em Blu-ray segue tendo uma imagem de referência.

Se na HBO o áudio Dolby Digital 5.1 já impressiona, imagine então as faixas lossless do box em Blu-ray. Como na temporada anterior, temos mixagens originais em inglês DTS-HD Master Audio 5.1 que rivalizam com as de produções cinematográficas recentes. O sound design é reproduzido com grandes níveis de imersão e textura auditiva, fazendo o ouvinte sentir-se em plenos ambientes palacianos ou nas imensas paisagens de Westeros e Essos. A qualidade sonora se destaca já no início, quando o tema principal de Ramin Djawadi é reproduzido de forma fiel e encorpada. O diálogo soa sempre límpido, e a distribuição dos sons pelos canais oferece grande envolvimento e direcionalidade. Tudo é ouvido de forma nítida, mesmo sons mais sutis como os de ondas batendo nos cascos dos navios, o crepitar do fogo e o farfalhar das roupas. Os graves são profundos e poderosos, como você poderá sentir durante a Batalha de Blackwater Bay, no episódio nove. Entre as demais opções de áudio (em DTS lossy 5.1 e 2.0), novamente não temos dublagem em português, o que para mim não faz a mínima falta. Temos legendas em português (BR), inglês e espanhol, entre outras.
EXTRASTambém quanto ao material suplementar, a segunda temporada de GAME OF THRONES em Blu-ray segue o alto padrão da primeira. Em comparação com o box de DVDs, o de BDs traz alguns excelentes recursos adicionais que exploram a capacidade interativa do formato e que novamente não foram completamente traduzidos para o nosso idioma, mas que serão muito interessantes para quem domina o inglês. Pelo menos todos os vídeos, em alta definição, possuem legendas em português. Como é comum nos boxes da Warner / HBO, o menus listam todos os extras, indicando os discos que os contém.

Comentários
Postar um comentário