Pular para o conteúdo principal

Game Of Thrones 5º Temporada

Mais uma temporada de Game Of Thrones chegou ao fim, mas essa foi sem dúvida a campeã de polêmicas. A razão para tanto bafafá vem principalmente das divergências em relação aos livros que inspiraram a série, algo que dividiu os fãs que acompanham ambas as obras. Para esta resenha evitarei comentar sobre tais mudanças, me focando somente naquilo que nos foi mostrado.
Essa quinta temporada teve um protagonista claro: Jon Snow. As ações na Muralha receberam mais destaque do que nunca, revelando os White Walkers como uma verdadeira ameaça a todo o Reino, entretanto poucos enxergaram isso e continua cabendo à combalida Patrulha da Noite combater inimigos tão ferozes.
No quarto ano da série, terminamos com a Patrulha vencendo a batalha contra os selvagens graças ao apoio de Stannis e seus homens. Após essa série de acontecimentos Jon Snow acaba sendo eleito como Senhor Comandante da Patrulha e tem como objetivo unir seus comandados aos Selvagens, afim de aumentar seus números contra o iminente confronto contra os White Walkers. Este, além de ser o arco de maior destaque também foi o mais interessante e bem construído. Todas as ações ocorreram de forma gradativa e bem pensada, culminando num final inesperado e chocante.
stannis-and-melisandre
Stannis Baratheon, também teve uma saga bastante movimentada, ainda se valendo dos conselhos de Melisandre e não desistindo de sua pretensão ao Trono de Ferro. Contudo, para alcançar suas metas ele primeiro parte para reconquistar o Norte e ruma, em pleno inverno, à guerra contra os Bolton.
Aqui, o candidato ao trono se digladia entre atender aos seus princípios morais, ou deixá-los de lado para tornar-se Rei. O conflito interno de Stannis, que foi construído desde o início, chega ao seu ápice, tornando-se um dos assuntos mais comentados devido ao desfecho imprevisível e diferente dos livros. Porém, neste ponto a construção do personagem acaba sofrendo algumas falhas, pois ele se contradiz de maneira muito gritante… Talvez, se certas coisas não fossem tão enfatizadas, a progressão do personagem soaria mais natural.
cersei-margaery
Em Porto Real acompanhamos as ações de Cersei, que passa a fazer um jogo de poder com Margaery  Tyrell. Ambas competem pela atenção e possibilidade de influenciar Tommem, agora consolidado na sua posição de Rei. A nova Rainha começa a se fazer mais e mais presente, forçando Cersei a buscar como aliados os Pardais, um grupo mais radical dentre os que seguem a religão dos Sete.
Com grandes reviravoltas, contando com um desenvolvimento constante e uma história repleta de paralelos com a realidade, certamente este foi um dos melhores núcleos da temporada. Destaque para a forte atuação de Lena Headey (Cersei Lannister), que se sobrepôs e foi merecidamente indicado ao prêmio Emmy de melhor atriz coadjuvante.
la-et-game-of-thrones
Um dos grandes protagonistas da série, Tyrion Lannister, não teve muito destaque nesta temporada, assim como Jorah Mormont. Basicamente acompanhamos suas jornadas até Daenerys Targaryen. Esta sim, teve muito o que ser explorado…
Os Filhos da Harpia, uma ordem secreta em Meereen, passa a desafiar constantemente seu reinado utilizando-se de táticas de guerrilha. Isso a torna vulnerável, fazendo necessário repensar sua estratégia de governo afim de tentar resolver a situação. Com isso, é a primeira vez, de fato, que vemos Daenerys tendo que se preocupar com problemas dignos de uma governante, algo pela qual ela anseia veementemente.
Quem, assim como Tyrion, não gozou de muita atenção do roteiro, mas teve bons momentos nos episódios finais, foi Arya Stark. A jovem chega ao destino de Jaqen H’ghar, onde inicia seu treinamento para tornar-se uma assassina sem rosto. Porém, isso envolve deixar de lado toda sua pregressa, abandonando sua identidade… O grande problema desta parte da história fica por conta das coisas acontecerem de forma muito lenta. Todavia, apesar disso, a personagem passa por uma jornada interessante e ao fim da temporada promete ter uma guinada completa em sua trajetória.
arya-stark-season 5
Agora o assunto mais discutido entre os fãs foi sem dúvida o arco de Sansa Stark, sendo também aquele que mais divergiu dos livros. A herdeira dos Stark não evoluiu exatamente como previa (ao meu ver sem razão) a maioria do público ao término da quarta temporada e isso incomodou muita gente, principalmente por ela novamente se ver à mercê de outro vilão, relembrando a dinâmica que existia com Joffrey, porém de forma ainda mais sofrida. Sem entregar spoilers, posso dizer que tivemos cenas controversas e impactantes envolvendo a personagem, contudo não chega a ser nada que não tenhamos visto na própria série.


Por fim, mesmo que envolta em mais polêmicas e dividindo um pouco mais os fãs, a quinta temporada de Game Of Thrones manteve o bom nível das demais, mantendo a série ainda coesa em sua qualidade. Pode não ter sido o melhor ano da atração, mas os bons momentos certamente compensaram alguns deslizes e o fim em alto tom promete aguçar os fãs e trazer o grande público de volta ao sexto ano da série.
sansa stark-season5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os símbolos do universo Harry Potter

O universo de Harry Potter é bastante vasto e aumenta cada dia mais. Novas escolas de magia e governos mágicos são revelados, novos feitiços, criaturas e personagem são apresentados. Um universo complexo e bastante detalhado, abrangendo à moda, estilo de vida, arquitetura, cultura, terminologia, e símbolos próprios. Este artigo focará nesse último. Quais são os principais símbolos presente no mundo mágico? As Relíquias da Morte Este símbolo composto de um triangulo que envolve um círculo e uma reta, tornou-se o  emblema da série  Harry Potter. Muitos fãs usam pingentes com esse símbolo, ou mesmo o tatuam na pele para demonstrar seu amor pelo universo mágico. Nos livros, este símbolo possui dois significados, sendo um deles bastante polêmico. O primeiro, o significado original, é a representação gráfica das  Relíquias da Morte , três itens mágicos poderosíssimos que, segundo uma lenda, a própria  Morte  teria presenteado os ...

28 gírias que todo gamer precisa saber

Foi-se o tempo em que o vídeo game era apenas para crianças. Hoje em dia é um mercado cada vez maior e com gente de todas as idades. O difícil é encontrar quem não tenha na ponta da língua o jogo preferido. Segundo a pesquisa da Newzoo, no Brasil são 33,6 milhões de gamers, esse ano espera-se uma receita de $1,5 bilhões e isso resulta em um crescimento 14% comparado a 2014. Com isso chegamos na 11º na lista no mercado de jogos. Veja o infográfico abaixo: Fonte Você já parou para pensar que muitos desses gamers aprendem e praticam o Inglês jogando? Este artigo vai te ajudar a entender e a se comunicar nos jogos online, assim como o artigo de  expressões idiomáticas  é essencial para o aprendizado. Jogar vídeo game pode proporcionar um ambiente rico culturalmente, pois qualquer um, em qualquer parte do mundo, pode jogar, conversar e fazer amigos usando outros idiomas. Pelo fato da maioria dos jogos estarem em Inglês e sem tradução para o Português, o jogador se vê obr...

17 Coisas absurdas que só fazem sentido no mundo dos desenhos animados

Quando você é criança, as magias da Disney, dos cartoons e animações são indestrutíveis. E quando você cresce, continua assistindo aos desenhos para se divertir e a magia continu… espera, mas aquilo não faz sentido! O reuni algumas das falhas encontradas nos cartoons por destruidores de sonhos adultos... E você vai se divertir com elas! 1 – Quando os três porquinhos têm um quadro na parede escrito “pai” e… linguiças?! 2 – Ok então… 3 – Precisa de roupas para ir à praia mas não precisa para o resto?! 4 – Eles vivem na idade da pedra e comemoram o Natal 5 – Dava para passar, não dava?! 6 – O sapatinho servia perfeitamente na Cinderela… Então por quê raios ele caiu do pé dela?! 7 – Você já reparou que o Pluto é um cachorro… e o Pateta também? 8 – Não faz sentido… 9 - A ciência não é capaz de explicar isso 10 – Andar pela floresta e beijar um cadáver… Claro, super normal! 11 – Por que os cartoons acham que, para passar a ideia de que doi...