Pular para o conteúdo principal

Guns empolga Brasília com a 'chuva de novembro'

Slash no palco do Mané Garrincha, em Brasília, no show do Guns N' Roses (Foto: Paulo Stefanini/Objetiva Assessoria)

A primeira vez de Axl Rose, Slash e Duff juntos em um palco em Brasília vai ficar marcada como a noite em que a capital viu de fato um show do Guns N' Roses. Apesar de o vocalista já ter se apresentado com o grupo em outras duas oportunidades, foi na noite deste domingo (20) que o público se empolgou com os sucessos, o trio original em ação e até a "chuva de novembro" que esteve presente em boa parte da apresentação.

O Estádio Mané Garrincha não lotou, mas o a plateia que pagou ingresso saiu do local satisfeita. Segundo a organização do espetáculo, 30 mil pessoas estiveram na arena. Quem abriu o show foi a banda Plebe Rude.

O som não estava tão bom nem mesmo na pista premium. As guitarras e a voz de Axl estavam baixas e em alguns momentos as harmonias se embolavam.

O repertório do espetáculo seguiu quase que à risca o roteiro das outras cinco apresentações em solo brasileiro. A abertura com a trilha de Looney Tunes foi seguida pelo tema de "O protetor" (The equalizer), filme lançado em 2014, e em seguida as primeiras notas do baixo dão início a "It's so easy".

O vocalista Axl, o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan entraram em cena pela primeira vez juntos em Brasília pontualmente às 21h. Ao longo de duas horas e 50 minutos, eles e mais Dizzy Reed (teclados e percussão), Richard Fortus (guitarra), Frank Ferrer (bateria) e Melissa Reese (teclados) tocaram 27 músicas.

Públicp durante show do Guns N' Roses em Brasília neste domingo (20) (Foto: Lucas Nanini/G1)

Entre os clássicos da banda, o setlist teve "Mr, brownstone", "Welcome to the jungle", "Rocket queen", "You could be mine", "Used to love her", "Civil war", "Sweet child o'mine", "November rain" e "Nightrain", que fechou a primeira parte. Todas elas foram cantadas e festejadas pelo público.

As releituras de "Live and let die", de Paul McCartney, e "Knockin' on the heaven's door", de Bob Dylan, continuaram no repertório. Como novidades, faixas que quase nunca foram executadas quando Slash e Duff estiveram fora da banda. Entre elas, "Coma", "Outta get me", "Yesterdays" e "Double talkin' jive".

De "Chinese", o grupo tocou a faixa-título, "Sorry", "Better" e "This i love". Também teve o famoso tema de "Godfather", Duff cantando "Attitude", dos Mifits – com introdução de "You can't put your arms around a memory", do New York Dolls – e uma versão instrumental de "Wish you were here", do Pink Floyd, com direito a solos dos dois guitarristas e um final com Axl ao piano executando a última parte de "Layla", de Eric Clapton.

Axl Rose não tem mais a voz que ele mostrou ao mundo em "Apettite for destruction", álbum de estreia do Guns N' Roses e um dos maiores sucessos da história do rock. Mesmo assim, o cantor parece ter aprendido a lidar com as limitações que o tempo impôs à garganta dele e teve um desempenho melhor do que o de 2014.

Mesmo em notas altas de canções como "You could be mine", "Nightrain", ele se saiu bem. É verdade que ele se poupou em alguns trechos de músicas e em outros usou o falsete, mas o resultado final não ficou comprometido.

Slash mostrou que a guitarra dele foi forjada no som do Guns e mesmo quando ele errou uma nota ou outra ou tocou de forma diferente um solo aqui e outro ali, a soma do instrumento dele com o restante da banda soou mais orgânico do que todos os outros guitarristas que tocaram com Axl nos últimos 20 anos.

O vocalista continua a trocar de camisas ao longo do show, mas não usa mais shorts como aquele com a bandeira dos Estados Unidos. Ele também não abre mão de chapéus. Usou pelo menos dois durante o show e não foi visto em nenhum momento sem um deles.


Duff parece o mesmo de 20 anos atrás e nem mesmo as músicas de "Chinese" soaram diferentes com ele ao baixo. No palco, o músico e os outros integrantes originais mantiveram o estilo dos anos 1990, andando por toda a extensão do palco o tempo todo.
Chuva de papel no fim do show do Guns N' Roses em Brasília (Foto: Lucas Nanini/G1)

O período de chuvas no Distrito Federal fez nascer nos fãs a expectativa da execução de "November rain" com chuva sobre o Mané Garrincha. E ela realmente veio, não tão forte como quando começou, na hora em que eles tocaram o tema de "Godfather", mas esteve ali.

Nos telões era possível ver as gotas nas teclas do piano, no palco, nos músicos e nos instrumentos, com o realce da iluminação. O público cantava junto com Axl e vez por outra comentava sobre a chuva.

No trecho final o baterista Frank Ferrer e a tecladista Melissa Reese sofreram com outra chuva: uma verdadeira cascata de faíscas que pareciam atingir os músicos.

O final do show teve mais uma chuva. Desta vez, uma explosão ao som dos últimos acordes de "Paradise city" jogou papel picado em verde e amarelo em todo o público e até no palco. Com o chão nas cores da bandeira brasileira, Axl, Slash e Duff terminaram o primeiro show juntos na capital do país.

Guns N' Roses – show no Mané Garrincha, em Brasília

Setlist

It's so easy
Mr. brownstone
Chinese democracy
Welcome to the jungle
Double talkin' jive
Sorry
Better
Estranged
Live and let die
Rocket queen
You could be mine
Attitude (intro de You can't put your arms around a memory)
This i love
Used to love her
Civil war
Coma
Tema de Godfather (Speak softly love)
Outta get me
Wish you were here
November rain
Yesterdays
Knockin' on the heaven's door
Nightrain

Bis

Patience
The seeker

Paradise city

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os símbolos do universo Harry Potter

O universo de Harry Potter é bastante vasto e aumenta cada dia mais. Novas escolas de magia e governos mágicos são revelados, novos feitiços, criaturas e personagem são apresentados. Um universo complexo e bastante detalhado, abrangendo à moda, estilo de vida, arquitetura, cultura, terminologia, e símbolos próprios. Este artigo focará nesse último. Quais são os principais símbolos presente no mundo mágico? As Relíquias da Morte Este símbolo composto de um triangulo que envolve um círculo e uma reta, tornou-se o  emblema da série  Harry Potter. Muitos fãs usam pingentes com esse símbolo, ou mesmo o tatuam na pele para demonstrar seu amor pelo universo mágico. Nos livros, este símbolo possui dois significados, sendo um deles bastante polêmico. O primeiro, o significado original, é a representação gráfica das  Relíquias da Morte , três itens mágicos poderosíssimos que, segundo uma lenda, a própria  Morte  teria presenteado os ...

28 gírias que todo gamer precisa saber

Foi-se o tempo em que o vídeo game era apenas para crianças. Hoje em dia é um mercado cada vez maior e com gente de todas as idades. O difícil é encontrar quem não tenha na ponta da língua o jogo preferido. Segundo a pesquisa da Newzoo, no Brasil são 33,6 milhões de gamers, esse ano espera-se uma receita de $1,5 bilhões e isso resulta em um crescimento 14% comparado a 2014. Com isso chegamos na 11º na lista no mercado de jogos. Veja o infográfico abaixo: Fonte Você já parou para pensar que muitos desses gamers aprendem e praticam o Inglês jogando? Este artigo vai te ajudar a entender e a se comunicar nos jogos online, assim como o artigo de  expressões idiomáticas  é essencial para o aprendizado. Jogar vídeo game pode proporcionar um ambiente rico culturalmente, pois qualquer um, em qualquer parte do mundo, pode jogar, conversar e fazer amigos usando outros idiomas. Pelo fato da maioria dos jogos estarem em Inglês e sem tradução para o Português, o jogador se vê obr...

17 Coisas absurdas que só fazem sentido no mundo dos desenhos animados

Quando você é criança, as magias da Disney, dos cartoons e animações são indestrutíveis. E quando você cresce, continua assistindo aos desenhos para se divertir e a magia continu… espera, mas aquilo não faz sentido! O reuni algumas das falhas encontradas nos cartoons por destruidores de sonhos adultos... E você vai se divertir com elas! 1 – Quando os três porquinhos têm um quadro na parede escrito “pai” e… linguiças?! 2 – Ok então… 3 – Precisa de roupas para ir à praia mas não precisa para o resto?! 4 – Eles vivem na idade da pedra e comemoram o Natal 5 – Dava para passar, não dava?! 6 – O sapatinho servia perfeitamente na Cinderela… Então por quê raios ele caiu do pé dela?! 7 – Você já reparou que o Pluto é um cachorro… e o Pateta também? 8 – Não faz sentido… 9 - A ciência não é capaz de explicar isso 10 – Andar pela floresta e beijar um cadáver… Claro, super normal! 11 – Por que os cartoons acham que, para passar a ideia de que doi...